Feedback! Você sabe o que é isto?

Torne o feedback mais efetivo dentro de sua empresa

 

O termo feedback é muito usado, mas pouco compreendido. Ele significa alimentar o outro com informações do passado que interferiram no desempenho. Ele melhora as ações futuras no trabalho. Para que o feedback seja eficiente, veja algumas dicas:

– O feedback não deve ser encarado como um julgamento, mas como uma ferramenta para acompanhar o desempenho e o desenvolvimento do profissional;

– Deve se basear em fatos, não em atitudes das pessoas;

– O feedback não avalia a habilidade de um profissional. Se um profissional não tem uma determinada habilidade, ele deve desenvolvê-la, mas em um outro âmbito, diferente daquele a que o feedback se destina;

– Deve ser realizado para solucionar um problema, não para criticar um profissional;

– Deve ser voltado à descrição objetiva dos fatos, não à avaliação crítica da situação;

– Validar, em uma atitude afirmativa, é mais eficaz do que invalidar. Com isso os profissionais sentem-se valorizados e aceitos;

– Seja específico, e não genérico, quanto aos que precisa ser esclarecido. Vá direto ao ponto;

– Exerça a escuta ativa: faça com que seu interlocutor saiba que ele está sendo compreendido e que sua fala está sendo respeitada.